Oficina de Cinema: introdução à produção cinematográfica

A Oficina de Cinema: introdução à produção cinematográfica, acontecerá entre os dias 16 de março e 9 de abril de 2021, todas as terças e sextas das 19h às 20h30 durante 4 semanas de forma virtual e totalmente gratuita, para o público com idade mínima de 16 anos, com certificação de 25 horas. A oficina tem o intuito de ser um espaço de capacitação para o público que tem interesse em aprender sobre cinema e audiovisual, colocando em contato com realizadores audiovisuais já atuantes, dessa forma, gerando novas discussões em cima do cinema brasileiro.

Aulas

DataAssuntoMinistrante
16 de marçoAs fronteiras da ficção no curta-metragem brasileiroRubens Fabricio Anzolin
19 de marçoOs limites da ficção no curta-metragem brasileiroRubens Fabricio Anzolin
23 de março O que as imagens revelam quando filmamos nós mesmosAndré Berzagui
26 de marçoO que as imagens dizem sobre quem filma o outroAndré Berzagui
30 de marçoMontagemThais Fernandes
02 de abrilDireçãoThais Fernandes
06 de abrilJanelas CinematográficasGianluca Cozza
09 de abrilEnquadramentoGianluca Cozza

Equipe

André Berzaguimore_vert

Montador e curador

link a_berzagui@hotmail.com

André Berzaguiclose

Montador e curador

“Tenho a impressão que tudo que leio é cinema. Até a metade de Vigiar e Punir achei que Foucault estava falando de Haneke. Fora isso, sou graduando em Cinema e Audiovisual pela UFPEL e montei os curtas Um Lugar ao Sul (2018) e Construção (2020). Enfim, também faço curadoria do Zero4 Cineclube, Mostra de Cinema Latino-Americano de Rio Grande e escrevo sobre cinema às vezes… e se precisar também volto pra marcar”

Gianluca Cozzamore_vert

Diretor e diretor de fotografia

link gianlucacozza.com

Gianluca Cozzaclose

Diretor e diretor de fotografia

Há três anos, Gianluca coordena o curso de cinema OfCine e a Mostra de Cinema Latino-americano de Rio Grande. Consta em seu currículo, a direção de fotografia de cinco filmes, em destaque Um Lugar ao Sul (2018), na qual também dirigiu e roteirizou, que foi selecionado para mais de 30 festivais e premiado no 51° Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Também realizou a direção de fotografia para o documentário Flamingos (2019) produzido pelo Canal Futura e Construção (2020) ganhador da Mostra Gaúcha do Festival de Cinema de Gramado.

Rubens Fabricio Anzolinmore_vert

Curador e crítico de cinema

link materiaprimacinema.com

Rubens Fabricio Anzolinclose

Curador e crítico de cinema

Curador e programador do Zero4 Cineclube. Diretor-geral do Levante - Festival de Curtas-Metragens de Pelotas. É membro da Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul (ACCIRS), com passagens por veículos como Revista Rocinante, Zagaia em Revista e Cine Festivais. Escreve em seu blogue pessoal, o materiaprimacinema.com

Thais Fernandesmore_vert

Diretora e montadora

link thaisfernandes.com.br

Thais Fernandesclose

Diretora e montadora

Formada em Jornalismo pela PUCRS. Desde 2007, trabalha como diretora e montadora de projetos audiovisuais para televisão e cinema. Focada em narrativas documentais, dirigiu os curtas "Contrato de amor" (2013), "Navegantes" (2015) e "Um corpo feminino" (2018). Assina produção executiva, pesquisa e edição de vídeos do webdocumentário “A cidade inventada” (2014). Em 2020 lança sua primeira série de TV "Afinal, quem é Deus?", e em 2021 lança PORTUÑOL, seu primeiro longa metragem. Thais atua também como educadora, ministrando cursos livres de documentário e introdução ao cinema.

Victor Pinheiro

Produtor cultural e audiovisual


Produtor audiovisual e organizador de eventos culturais. Em 2018, começou a trabalhar com cinema nos projetos de extensão “Oficina de Cinema” e “Cine Clube” do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) Campus Rio Grande, enquanto estudante da mesma instituição. Foi organizador da “III Mostra de Cinema OfCine & I Cinemário”(2018). Desde 2019 assina a produção executiva da “Mostra de Cinema Latino-Americano de Rio Grande”, que se encontra em sua 3ª edição. Foi assistente de produção da primeira edição do “POADOC - Festival de Documentários de Porto Alegre” (2020). Atualmente produtor do Grupo OfCine, organizando atividades culturais e de formação, voltadas para a comunidade de Rio Grande e seus arredores.

Raquel Ferreira

Artista Visual, professora e pesquisadora


Doutorado em Artes Visuais pelo PPGAV-UFRGS, professora de artes no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul -IFRS campus Rio Grande. Líder do Grupo de Pesquisa Humanizar o Humano: arte, corpo, linguagem e meio ambiente coordena o projeto de pesquisa “A produção de curta-metragens no audiovisual Latino-Americano, sob a perspectiva decolonial, no século XXI, tendo como ponto de partida as produções realizadas no âmbito do Cone Sul” (FRS/FAPERGS). Coordenadora dos projetos de Extensão Oficina de Cinema-OfCine, Cine Clube, Rádio na Mão; Coordenadora e Idealizadora da Mostra de Cinema Latino-Americano de Rio Grande.